A arte da Auto Promoção
Caro músico independente.
Vejamos o cenário...
...Depois de vários contatos por email, facebook, você conseguiu agendar "aquele show" tão esperado em uma cidade que nunca tocou antes. WOW! MISSÃO CUMPRIDA! Agora é hora de relaxar com sua Banda e apenas esperar o grande dia de estréia na cidade, certo? ERRADO!
Para pequenas Bandas e Artistas, porém, "estratégicos", o trabalho nessa cidade começará agora. Que trabalho? PROMOÇÃO. O que sua Banda e o proprietário da casa de shows mais querem é... um SHOW LOTADO!
Ok. Confira as dicas abaixo, coloque-as em prática e a partir de agora, prepare para lotar seus shows de forma previsível. Ou, no pior das hipóteses, sempre "levantar" um bom material de "clipping" (material de imprensa). Vamos lá.
1. COMECE COM O BÁSICO
Divulgue no Facebook , Twitter, Instagram e outras plataformas de redes sociais que você usa para se conectar com seus fãs. Fale aos seus fãs (e amigos , membros da família, conhecidos...) para espalhar aos amigos deles sobre o show.
Se você vai tocar em outra cidade, por que não convidar seus fãs (da sua cidade) a irem? E Simplesmente convidando-os e dizendo para "compartilhar" o evento, você aumenta consideravelmente a probabilidade de alguns deles realmente irem até seu show em outra cidade.
Faça essa divulgação orgânica focada nos seus "amigos" e também, uma divulgação paga através dos anúncios patrocinados. Nesse caso, você direcionará a divulgação para a cidade e arredores onde irá tocar, focada para as pessoas (que ainda não conhecem sua Banda e) com "interesses" do mesmo estilo de som que vocês fazem, por exemplo.
É exatamente assim o "Modus Operandi" dos Artistas do Mainstream usando o Facebook na divulgação de seus shows em outras cidades e regiões.
2. SEJA SEU PRÓPRIO ASSESSOR DE IMPRENSA
Ok. Você convidou seus amigos a irem no show da sua Banda em outra cidade, e também compartilhou seu evento no facebook. Porém, isso foi o básico. É agora, que fica legal: A partir de agora, você se transformará em um Assessor de Imprensa em tempo recorde...Em 1...2..3... Pronto ;)
Basicamente, o que faz um Assessor de Imprensa? Ele faz a ponte entre a Banda e os Meios de comunicação (TV, rádio, Jornais/Revistas, sites).
Semanas antes de tocar na cidade, busque no google e contate estações de rádio locais e ofereça-se para ser entrevistado. Informe que irá tocar na cidade e solicite a possibilidade de uma entrevista. Simples assim. Envie-lhes por email um CD gratuito para ser tocado no ar e peça para tocar um acústico rápido para promover o show.
Venha com um ângulo que o torne notável. Você está tentando entrar nesse mercado em sua primeira turnê? O grupo está de volta depois de algum tempo trabalhando em projetos individuais? E o seu som ou sua história é diferente e interessante?
Alcance os jornais locais, os blogueiros que se concentram na cena musical local e revistas especiais de interesse da área. Envie informações sobre o show para sites que listam eventos. Isso pode parecer muito trabalho, mas vale a pena.
festivais do brasil
Seu Primeiro Nome
Seu Email
Baixar Grátis
3. TEM FÃS, AMIGOS NA CIDADE QUE IRÁ TOCAR? RECRUTE-OS PARA AJUDAR SUA BANDA!
Tem alguns fãs dedicados na cidade que você estará tocando? Arme-os com panfletos, adesivos e cds de demonstração e peça-lhes para ajudar a promover o show.
Eles são seus melhores porta-vozes e provavelmente podem convencer amigos. E, claro, a esses fãs ofereça algo especial pelo apoio (um CD com dedicatória é uma boa pedida).
A melhor maneira de garantir que seus shows sejam bem atendidos é promovendo-os adequadamente. Então, passe algum tempo aperfeiçoando sua abordagem, certifique-se de utilizar as ferramentas à sua disposição, e não assuma que outros vão ajudar a divulgar sem que você peça a sua ajuda primeiro.
Comece já, no seu próximo show. Mesmo se for em sua própria cidade, entre em contato com rádios, TV, Jornais e faça sua Auto promoção. Com o tempo fica super fácil o processo.
E essas são as 3 dicas práticas de auto promoção para você começar a usar já.
Vejamos o cenário...
...Depois de vários contatos por email, facebook, você conseguiu agendar "aquele show" tão esperado em uma cidade que nunca tocou antes. WOW! MISSÃO CUMPRIDA! Agora é hora de relaxar com sua Banda e apenas esperar o grande dia de estréia na cidade, certo? ERRADO!
Para pequenas Bandas e Artistas, porém, "estratégicos", o trabalho nessa cidade começará agora. Que trabalho? PROMOÇÃO. O que sua Banda e o proprietário da casa de shows mais querem é... um SHOW LOTADO!
Ok. Confira as dicas abaixo, coloque-as em prática e a partir de agora, prepare para lotar seus shows de forma previsível. Ou, no pior das hipóteses, sempre "levantar" um bom material de "clipping" (material de imprensa). Vamos lá.
1. COMECE COM O BÁSICO
Divulgue no Facebook , Twitter, Instagram e outras plataformas de redes sociais que você usa para se conectar com seus fãs. Fale aos seus fãs (e amigos , membros da família, conhecidos...) para espalhar aos amigos deles sobre o show.
Se você vai tocar em outra cidade, por que não convidar seus fãs (da sua cidade) a irem? E Simplesmente convidando-os e dizendo para "compartilhar" o evento, você aumenta consideravelmente a probabilidade de alguns deles realmente irem até seu show em outra cidade.
Faça essa divulgação orgânica focada nos seus "amigos" e também, uma divulgação paga através dos anúncios patrocinados. Nesse caso, você direcionará a divulgação para a cidade e arredores onde irá tocar, focada para as pessoas (que ainda não conhecem sua Banda e) com "interesses" do mesmo estilo de som que vocês fazem, por exemplo.
É exatamente assim o "Modus Operandi" dos Artistas do Mainstream usando o Facebook na divulgação de seus shows em outras cidades e regiões.
2. SEJA SEU PRÓPRIO ASSESSOR DE IMPRENSA
Ok. Você convidou seus amigos a irem no show da sua Banda em outra cidade, e também compartilhou seu evento no facebook. Porém, isso foi o básico. É agora, que fica legal: A partir de agora, você se transformará em um Assessor de Imprensa em tempo recorde...Em 1...2..3... Pronto ;)
Basicamente, o que faz um Assessor de Imprensa? Ele faz a ponte entre a Banda e os Meios de comunicação (TV, rádio, Jornais/Revistas, sites).
Semanas antes de tocar na cidade, busque no google e contate estações de rádio locais e ofereça-se para ser entrevistado. Informe que irá tocar na cidade e solicite a possibilidade de uma entrevista. Simples assim. Envie-lhes por email um CD gratuito para ser tocado no ar e peça para tocar um acústico rápido para promover o show.
Venha com um ângulo que o torne notável. Você está tentando entrar nesse mercado em sua primeira turnê? O grupo está de volta depois de algum tempo trabalhando em projetos individuais? E o seu som ou sua história é diferente e interessante?
Alcance os jornais locais, os blogueiros que se concentram na cena musical local e revistas especiais de interesse da área. Envie informações sobre o show para sites que listam eventos. Isso pode parecer muito trabalho, mas vale a pena.
festivais do brasil
Seu Primeiro Nome
Seu Email
Baixar Grátis
3. TEM FÃS, AMIGOS NA CIDADE QUE IRÁ TOCAR? RECRUTE-OS PARA AJUDAR SUA BANDA!
Tem alguns fãs dedicados na cidade que você estará tocando? Arme-os com panfletos, adesivos e cds de demonstração e peça-lhes para ajudar a promover o show.
Eles são seus melhores porta-vozes e provavelmente podem convencer amigos. E, claro, a esses fãs ofereça algo especial pelo apoio (um CD com dedicatória é uma boa pedida).
A melhor maneira de garantir que seus shows sejam bem atendidos é promovendo-os adequadamente. Então, passe algum tempo aperfeiçoando sua abordagem, certifique-se de utilizar as ferramentas à sua disposição, e não assuma que outros vão ajudar a divulgar sem que você peça a sua ajuda primeiro.
Comece já, no seu próximo show. Mesmo se for em sua própria cidade, entre em contato com rádios, TV, Jornais e faça sua Auto promoção. Com o tempo fica super fácil o processo.
E essas são as 3 dicas práticas de auto promoção para você começar a usar já.
DEIXE-NOS AJUDAR VOCÊ
A ENCONTRAR MAIS E MELHORES SHOWS
Portal Radar Brasil Festivais - Desde 2017 ajudando Artistas Independentes